Estágio Emprego - O Leme para os jovens
Considerando a integração dos jovens no mercado de trabalho e a elevação das suas qualificações uma prioridade das politicas públicas nacionais, os programas de estágios profissionais são uma importante ferramenta na prossecução destes objetivos.
Como beneficário de Estágio ao abrigo do Programa Estágio Emprego, conheça a experiência do Hugo João, como estágiário no Algarve.
1. Qual a sua formação de base?
Tenho duas licenciaturas, uma em línguas e literaturas modernas – variante de estudos Ingleses e Espanhóis, pela faculdade de ciências humanas e sociais da Universidade do Algarve e outra em Biologia Marinha, pela faculdade de ciência e tecnologia, igualmente concluída na Universidade do Algarve.
2. Como teve conhecimento desta medida (Estágio Emprego)?
Tomei conhecimento através dos proprietários da entidade onde viria a realizar o estágio.
3. Como surgiu a oportunidade de realizar este estágio na empresa/entidade? Foi proposta pelo IEFP ou foi uma auto-proposta?
Como referi na questão anterior a oportunidade surgiu quando conheci os proprietários da empresa. Quando decidi mudar o rumo da minha carreira e me inscrevi no curso de patrão local (navegação de recreio) estes também estavam a frequentar o mesmo curso. Estavam prestes a fazer uma candidatura ao programa e não iam apresentar nenhum candidato. Mas ao saberem que estava a frequentar a licenciatura em biologia marinha e ao conhecerem-me viram em mim o candidato ideal.
4. O processo de acolhimento na empresa/entidade decorreu segundo as suas expectativas?
Sim. A empresa é pequena, por isso o ambiente é muito familiar e trabalha-se lado a lado com um dos proprietários.
5. Considera que desenvolveu e/ou adquiriu competências na sua área de formação profissional? E em outras áreas de competências, por exemplo comportamentais, ou tecnológicas?
Posso afirmar que hoje domino todos os aspetos da função e que me sinto mais que preparado para assumir qualquer tarefa que me seja solicitada como técnico de produção aquícola.
Creio que atingi o patamar no qual me sinto totalmente confortável e inserido na industria onde trabalho, sendo respeitado e consultado por outros colegas de profissão. Tudo isto em apenas alguns anos.
6. Finalizado o estágio, foi-lhe dada a possibilidade de celebrar um contrato com a empresa/entidade? Aceitou? Caso lhe tivesse sido dada essa oportunidade teria aceite?
Sim. A entidade gostou de mim e propuseram-me após o estágio um contrato sem termo o qual aceitei.
7. Considera que o estágio que frequentou constitui uma mais valia para a sua carreira profissional?
Sem dúvida. Era a oportunidade que eu precisava para entrar no meio da aquicultura.
8. Recomendaria esta medida a outros jovens?
Sim. É extremamente útil para quem quer entrar no mercado de trabalho.