Avaliação e Resultados

Imágem representativa

A Avaliação afere, periodicamente, se os Programas estão a produzir os efeitos esperados, analisando a relevância, coerência, eficácia, eficiência, impacto e sustentabilidade dos Programas ou políticas, tendo por objetivo contribuir para as decisões de política e programáticas baseadas em evidências.

De acordo com as disposições legislativas e regulamentares aplicáveis compete à Autoridade de Gestão assegurar a realização de avaliações para determinar a eficácia, a eficiência e o impacto de cada programa, com base no plano de avaliação previamente elaborado, ficando sujeitas ao acompanhamento adequado em conformidade com as regras específicas dos Fundos.

Nesse âmbito, o Plano de Avaliação do PO ISE, aprovado pela Comissão de Acompanhamento em fevereiro de 2016, segue as linhas de orientação estabelecidas no Plano Global de Avaliação do Portugal 2020, elaborado pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP (AD&C) e aprovado pela Comissão Interministerial de Coordenação do Portugal 2020 (CIC Portugal 2020) através de Deliberação n.º 61/2015, de 5 de agosto de 2015.

Em sede de programação, o PO ISE foi objeto de uma avaliação ex-ante tendo em vista melhorar a sua qualidade e conceção e verificar se os objetivos e as metas podem ser alcançados. As recomendações foram integradas na versão final.

Consulte os documentos na barra lateral.