CLDS - Centro Social Paroquial Santos Mártires

Equipa da Operação CLDS 3G Bragança
 
NOME DA OPERAÇÃO: Contratos Locais de Desenvolvimento Social 3ª Geração
NOME DO BENEFICIÁRIO: 501977538 Centro Social Paroquial Santos Mártires
CÓDIGO DA OPERAÇÃO (SIIFSE):  PO ISE – 03- 4232 – FSE - 000120
TIPOLOGIA DE OPERAÇÃO:  3.10 – Contratos Locais de Desenvolvimento Social
REGIÃO: Concelho de Bragança
DATA DE INÍCIO DA OPERAÇÃO: 01/12/2015 DATA DE FIM DA OPERAÇÃO: 30/11/2018
WEBSITE: ____________
REDES SOCIAIS: facebook  - Projeto CLDS 3G Bragança
 
Descrição da Operação em Destaque
 
A 1 de dezembro de 2015 tem inicio o Projeto CLDS 3G de Bragança.
 
O Centro Social Paroquial Santos Mártires, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1985, que desenvolve a sua atividade em diferentes áreas de intervenção. 
 
Sendo os Contratos Locais de desenvolvimento social, um Projeto que vinca a sua presença nesta entidade, localiza-se no Bairro Fundo Fomento Habitação da Coxa, em Bragança, numa zona caracterizada por uma forte densidade populacional, com especificidades e vulnerabilidades próprias.
 
O Programa de Contrato Local de Desenvolvimento Social (programa CLDS) tem como finalidade originária a promoção da inclusão social dos cidadãos, de forma multissetorial e integrada, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos.
 
As atividades desenvolvidas passam por 3 eixos de intervenção, designadamente:  Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação, Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental Preventiva da Pobreza Infantil; e Eixo 3 – Capacitação da Comunidade e das Instituições.
Criamos instrumentos que sensibilizam e despertam novos modos de atuação mais evidentes, credíveis e esclarecedores dos procedimentos a concretizar.
 
Um orgulho, refletido no grande objetivo de um projeto, é perceber que a comunidade se mobiliza e organiza para dar continuidade a iniciativas do projeto, autonomamente.
Porque o lema é Projeto CLDS 3G “Uma Equipa por Si e para Si” estamos conscientes que todos os dias temos um novo desafio, o de marcar a diferença, Sustentada na Inovação para a Integração.
 
Afinal Só assim faz sentido, ser – se Projeto CLDS 3G!
 
Testemunhos Reais
 
  • Gabinete de Inserção Sócio Profissional
Elisabete Encarnação Machado Pereira “Um hoje mais preenchido e risonho, tal como o amanhã…”
(O GAISP prevê apoiar e desenvolver ações de empoderamento e procura ativa integrando cidadãos em mercado de trabalho)
 
Elisabete Pereira
 
“Chamo-me Elisabete Encarnação Machado Pereira, tenho 37 anos e moro no Bairro Social da Coxa em Bragança.
Desde setembro de 2016 que estava desempregada, muito cansada de estar em casa fechada e de estar dependente financeiramente. Pensava nos meus filhos e nas despesas que não estava a conseguir suportar, sem a ajuda de familiares. Os meus dias eram vazios de objetivos. 
Sem esperança e pessimista, achando que dificilmente iria conseguir encontrar trabalho, ouvi falar que este projeto ajudava muito as pessoas e decidi conhecê-lo para ver se me ajudavam, em fevereiro deste ano.
Pouco tempo depois, em maio, recebo um telefonema que mudou a minha vida. Do outro lado era uma técnica o Projeto CLDS 3G, que tinha para mim, uma oportunidade de trabalho para uma instituição daqui, como ajudante de cozinha. Disse logo que sim! E fui contactada pela entidade para a entrevista. E fiquei. O lugar foi meu, felizmente!
Gosto do que estou a fazer e claro, sinto-me mais feliz e com mais auto-estima, pois tenho um motivo para sair de casa, mais motivação para me arranjar e por bonita. 
O meu presente é hoje mais preenchido e risonho, tal como o meu amanhã, espero que seja e o Projeto contribuiu para que tal acontecesse. 
Obrigada CLDS 3G Bragança!”
 
 
  • Gabinete de Apoio ao Idoso (GAI)
Dirce Aires  “…deixei para trás a solidão”
(Idosa integrada no Gabinete de Apoio ao Idoso no âmbito das ações de combate à solidão e isolamento)
 
Dirce Aires (CLDS)
 
“Eu chamo-me Dirce Aires, 77 anos, sou natural de Bemposta e vim para Bragança trabalhar como empregada doméstica há cinquenta e oito anos. 
Sempre tive uma vida muito ativa e de um momento para o outro fiquei com um vazio, porque deixei de trabalhar. Entretanto uma amiga e vizinha falou-me do projeto CLDS 3G, do C. S.P. Santos Mártires e vim conhecer o que faziam. 
Nessa altura para mim abriu-se uma porta. Comecei por esquecer as tristezas e viver com alegria e boa disposição e conviver com pessoas, deixei para trás a solidão. Quando chega uma carta penso sempre “vou ali um instante ao projeto que me explicam o que é isto!”.” 
 
  • ATIVAR
Josefa Rodrigues "…esquecendo o passado e vivendo o presente com mais energia e alegria!"
(Idosa integrada nas atividades e ações socioculturais que promovem o envelhecimento ativo)
 
Josefa Rodrigues (CLDS)
 
“Eu chamo-me Josefa Rodrigues,73 anos, sou natural de Castanheira e vim para Bragança viver com os meus filhos e já estou cá há dez anos. 
Vivo sozinha e o projeto CLDS 3G, dos Santos Mártires, preencheu as minhas tardes com alegria e convívio, esquecendo o passado e vivendo o presente com mais energia e alegria.
Se não houvesse o projeto não sei como seria!“ 
 
  • ATIVAR ZONA RURAL
Maria Ramalho “Gosto de me divertir sair de casa na minha motinha!”
(Idosa integrada nas atividades e ações socioculturais que promovem o envelhecimento ativo na Zona Rural)
 
Maria Ramalho (CLDS)
 
“Chamo-me Maria de Jesus Ramalho e já fiz 90 anos. Fui nascida e criada aqui nesta terra de Quintela de Lampaças e vivo sozinha há 16 anos.
O que me dá vida é estar na horta e esfregar os meus potes até ficarem lustrosos.
Quando sei que vêm cá as meninas do Projeto de Bragança vou logo porque gosto de me divertir e sair de casa na minha motinha!”
 
  • Jovens 3G
Iris Pereira “Posso sempre voar mais Alto…”
(Criança integrada no grupo de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social que frequenta as atividades do Projeto no sentido da promoção do seu desenvolvimento integral)
 
Iris Pereira (CLDS)
 
“O meu nome é Íris Pereira, tenho 11 anos, moro no Bairro Social da Coxa em Bragança e soube deste projeto porque colaram um cartaz na minha porta, à entrada do meu prédio, que dizia Jovens 3G.
Nesse cartaz dizia “Vem passar um tempo connosco, há um espaço para ti!”, e eu fui. Desde então, todas as sextas feiras, venho para aqui passar a minha tarde, fazer coisas engraçadas e diferentes que, de outra maneira, não faria.  
Aprendo coisas novas, não estou tanto tempo sozinha, puxo pela minha cabeça, conheço novas pessoas, jogos, saio para fazer atividades no jardim, para ir à piscina, até fiz dançaterapia que é o que mais gosto. É muito divertido!
O que o projeto me trouxe de bom? As atividades, mas sobretudo, as pessoas que estão comigo tornaram-me mais feliz, menos tímida e mais confiante. 
“Assim de repente… é um cantinho onde me sinto bem, e onde sei, que vou ser sempre bem recebida, a minha segunda casa onde posso sempre voar mais alto.”