Palcos para a Inclusão
Nome da Operação: Palcos para a Inclusão
Nome do Beneficiário: Espaço t - Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária
Código da Operação: POISE-03-4639-FSE-000044
Tipologia da Operações: 3.33 Parcerias para o Impacto
Região: Norte
Data de início e fim da Operação: 01-01-01-2017 | 31-12-2019
O Espaço t, está a desenvolver o projeto “Palcos Para a Inclusão” que até 2020, vai apresentar o trabalho artístico desenvolvido pelos alunos/as Espaço t, nos bairros do Porto, Trofa e Maia. especialmente, junto de crianças, jovens e adultos em diversas situações de vulnerabilidade social destes territórios. Com este projeto, procura-se fomentar nos residentes de bairros ou habitações sociais, destas três cidades, um maior envolvimento em manifestações culturais e artísticas, reforçando assim a coesão social, o diálogo entre diferentes, estimulando ainda o desenvolvimento pessoal e interpessoal, promovendo assim uma mudança social.
Em cada bairro, são apresentadas atividades que resultam do trabalho realizado nos ateliês artísticos de teatro, dança, canto, música, fotografia, pintura e Tai Chi do Espaço t, em instituições como: escolas, associações, IPSS’S, coletividades dos bairros sociais, entre outras, das cidades do Porto, Trofa e Maia. Em cada território, serão realizadas 5 atividades, num total de 300 apresentações, envolvendo cerca de uma centena de instituições parceiras, durante um período de 3 anos.
Na cidade do Porto acontecerão 200 ações/apresentações em 40 bairros/territórios (uma média de 5 atividades por bairro social) e as restantes 100 serão apresentadas nas cidades da Trofa e Maia. As manifestações artísticas são protagonizadas pelos/as alunos/as do Espaço t, sempre com o propósito de desenvolver as suas competências artísticas, pessoais e sociais, melhorando a sua autoestima e o seu autoconceito.
- Corpo Evento : Ciclo de Espectáculos em Teatro e Dança
Este ciclo de teatro e dança inclusivo, iniciado já em 1998,integra programação dos “Palcos para a Inclusão” e tem como propósito apresentar as criações de palco dos ateliês de Dança e Teatro do Espaço t, nomeadamente, o Grupo de Dança em Movimento, o Grupo de Teatro Terapêutico Espaço t, O Grupo de Dança + de Mim, o Grupo de Dança Inclusiva Espaço t - Pangeia, o Grupo de Teatro Espaço t - Flor de Lótus, o Grupo de Teatro Aceno de Acenar, o Grupo de Canto e Drama Espaço t Pardais ao Ninho, o Grupo de Teatro a Metro, o Grupo de Teatro a Metro e o Grupo de Experimentação Musical Espaço t.
O Corpo Evento: Ciclo de Espetáculos em Teatro e Dança, procura contribuir para uma mudança social, aproximando os cerca de 100 alunos/artistas do Espaço t às cidades do Porto, Maia e Trofa, procurando derrubar algumas barreiras muitas vezes, associadas a grupos com características biopsicossociais diferentes da ‘norma padronizada’.
O corpo Evento, acontece anualmente, no Auditório da Venepor (Maia), no Teatro Rivoli (Porto) e no Auditório Fórum Trofa XXI (Trofa), e conta com a participação de grupos convidados provenientes dos 3 territórios envolvidos.
- Publicações
No âmbito do projeto “Palcos para a Inclusão”, será produzida uma edição especial da revista Espaço Con(tacto), no formato negro, Braille e áudio. Esta revista inclusiva procura sensibilizar a comunidade para diferentes temáticas e problemáticas sociais utilizando a expressão escrita e criativa como meios de comunicação privilegiados.
A revista terá uma tiragem de 2000 exemplares e contará com a participação especial de beneficiários do projecto. Para materializar em livro, as principais conclusões e momentos, de actividades intensas, desenvolvidas no âmbito deste projecto, será ainda editado um livro, para que este trabalho se possa perpetuar no tempo. Este, dedicará uma parte aos resultados alcançados e ao retorno social obtido.
- Avaliação do Projeto
A avaliação realizada, culminará com o estudo SROI (Social Return on Investment) para avaliar o impacto social e as mudanças sociais que o projecto desencadeou junto dos seus beneficiários, sejam eles moradores dos bairros/territórios da Maia, Porto e Trofa, sejam ainda os alunos/as /artistas das diferentes atividades desenvolvidas, no seio do projecto.
TESTEMUNHOS
Eu sou aluno do Espaço t, há muitos anos.
Um dia, despertou-me a curiosidade de experimentar a aula de teatro.
Gostei tanto que agora faço parte do grupo de teatro terapêutico.
Agora com o grupo de teatro terapêutico, tenho participado nos Palcos para a Inclusão, que adoro.
Cada saída, é sempre uma experiência nova, parece-me que foi um dom que Deus me deu.
Só espero que os Palcos, durem muito tempo, porque me trouxeram experiência, carinho, calma e ajudaram-me muito na minha doença!
Álvaro Fernandes, 65 anos
Aluno/ Artista Espaço t
Eu Gosto muito de participar nos Palcos, participo na música, teatro, dança, Canto e drama e pintura.
Nós actuamos para os idosos e crianças. Eles gostam muito de nos ver e participam connosco.
As crianças são muito fofinhas, divertem-se muito e gostam de conviver connosco!
João Filipe, 31 anos
Aluno/ Artista Espaço t
Os Palcos para a Inclusão, são uma grande emoção, para nós que actuamos e para quem nos está a ver.
Eu gosto muito, dos meus amigos e professores e das pessoas que nos vêem.
Eu acho bonito, quando os meninos vem aprender comigo!
Helena Xavier, 50 anos
Aluna/ Artista Espaço t